A história do penteado Beehive nos anos 60


Se você curte os anos sessenta esses post é pra você!


A origem de tudo...

O bouffant hair ou cabelo bufante originou o beehive e foi criado na metade do século 18 na Europa Ocidental. Ele foi elaborado para Marie Antoinette pois como ela tinha o cabelo relativamente fino, queria criar a ilusão de ter o cabelo cheio. Já o Bouffant moderno é considerado como tendo sido inventado por Raymond Bessone. 


O bem conceituado cabeleireiro Raymond Bessone atendendo uma cliente nos anos 60.



O penteado bouffant hair foi adaptado no final dos anos 50 e ficou hiper popular na década de 60. É caracterizado pelo cabelo levantado no alto da cabeça e preso para baixo nas laterais. Uma das primeiras personalidades a evidenciar esse penteado foi a primeira dama dos Estados Unidos Jackeline Kennedy.



Jacqueline Kennedy com penteado bufante



Beehive ou Colméia 
.
A deslumbrante atriz francesa Brigitte Bardot


Esse penteado glamouroso foi criado para ser usado geralmente a noite em festas e eventos sociais, mas por volta de 1964 as estudantes criaram uma variação deste penteado que chamaram de beehive aqui no Brasil conhecido como colméia de abelha, a partir desse ponto não importava mais a roupa que a mulher estivesse usando, o penteado se adaptou a todos os estilos.


Criar o penteado bufante ou o beehive diariamente não era tarefa fácil e exigia um grande esforço para modelar os cabelos. Um grande número de mulheres optou por visitar o salão de beleza semanalmente para que uma profissional pudesse moldar seus fios no estilo bufante ou colmeia, no entanto, muitas mulheres aprenderam a modelar o penteado em casa. Geralmente a noite, antes de dormir, as meninas costumavam enrolar grandes bobs no cabelo ,utilizando uma solução de gel para que o cabelo ficasse com um formato bem alto no dia seguinte. Algumas meninas com cabelos extremamente encaracolados usavam latas grandes ao em vez de bobs para definir o penteado.


Atriz Claudia Cardinale




Em salões de beleza, o cabelo era enrolado em bobs grandes e em seguida sentavam-se sob o secador com uma touca. Quando o cabelo estava totalmente seco, era desfiado a raiz e penteado para trás para fornecer a maior altura possível.


Variações do estilo beehive
.


Atrizes brasileiras como Tônia Carrero e Vera fischer também adotaram o estilo






Amy Winehouse no seu estilo beehive bem exagerado! Sua marca registrada!


Adele com seu lindo penteado bufante

Curiosidade: Queridinho Hair Spray ou Laquê

Nos anos 60, o uso de bobs, apliques, chapas quentes e topetes continuaram a aumentar a popularidade do spray. As empresas começaram a fazer uma variedade de fórmulas e dosagens para diferentes tipos de cabelo. Em 1964, o laquê foi o produto de beleza líder em vendas no setor, relata Victorian Sherrow na "Encyclopedia of Hair". Durante essas décadas, as mulheres passavam o spray pesadamente no cabelo, e então o deixavam intocado até que ele precisasse ser penteado e lavado. O laquê era tão pegajoso que os pisos dos salões de beleza e dos banheiros de casa ficavam bem grudentos.


No próximo post sobre o penteado beehive  vou demonstrar o penteado para vocês e apresentar os acessórios que uso para modelar o cabelo. 
Com carinho, 

2 comentários:

  1. Que matéria linda! Particularmente, sou apaixonada pelos penteados beehive e adorei descobrir mais a respeito!

    Beijos,
    Rafa.

    http://imperioretro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Esse penteado é lindo apesar de nunca ter tentado fazer rsrs
    adorei conhecer um pouco mais,e as imagens estão lindas.
    Beijos
    cherrycriis.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seu comentário torna meu dia mais feliz!
Muito Obrigado pela visita!





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...