A origem de tudo...
O bouffant hair ou cabelo bufante originou o beehive e foi criado na metade do século 18 na Europa Ocidental. Ele foi elaborado para Marie Antoinette pois como ela tinha o cabelo relativamente fino, queria criar a ilusão de ter o cabelo cheio. Já o Bouffant moderno é considerado como tendo sido inventado por Raymond Bessone.
O bem conceituado cabeleireiro Raymond Bessone atendendo uma cliente nos anos 60.
O penteado bouffant hair foi adaptado no final dos anos 50 e ficou hiper popular na década de 60. É caracterizado pelo cabelo levantado no alto da cabeça e preso para baixo nas laterais. Uma das primeiras personalidades a evidenciar esse penteado foi a primeira dama dos Estados Unidos Jackeline Kennedy.
Jacqueline Kennedy com penteado bufante
Beehive ou Colméia
.
A deslumbrante atriz francesa Brigitte Bardot
Esse penteado glamouroso foi criado para ser usado geralmente a noite em festas e eventos sociais, mas por volta de 1964 as estudantes criaram uma variação deste penteado que chamaram de beehive aqui no Brasil conhecido como colméia de abelha, a partir desse ponto não importava mais a roupa que a mulher estivesse usando, o penteado se adaptou a todos os estilos.
Criar o penteado bufante ou o beehive diariamente não era tarefa fácil e exigia um grande esforço para modelar os cabelos. Um grande número de mulheres optou por visitar o salão de beleza semanalmente para que uma profissional pudesse moldar seus fios no estilo bufante ou colmeia, no entanto, muitas mulheres aprenderam a modelar o penteado em casa. Geralmente a noite, antes de dormir, as meninas costumavam enrolar grandes bobs no cabelo ,utilizando uma solução de gel para que o cabelo ficasse com um formato bem alto no dia seguinte. Algumas meninas com cabelos extremamente encaracolados usavam latas grandes ao em vez de bobs para definir o penteado.
Em salões de beleza, o cabelo era enrolado em bobs grandes e em seguida sentavam-se sob o secador com uma touca. Quando o cabelo estava totalmente seco, era desfiado a raiz e penteado para trás para fornecer a maior altura possível.
Amy Winehouse no seu estilo beehive bem exagerado! Sua marca registrada!
Adele com seu lindo penteado bufante
Curiosidade: Queridinho Hair Spray ou Laquê
Nos anos 60, o uso de bobs, apliques, chapas quentes e topetes continuaram a aumentar a popularidade do spray. As empresas começaram a fazer uma variedade de fórmulas e dosagens para diferentes tipos de cabelo. Em 1964, o laquê foi o produto de beleza líder em vendas no setor, relata Victorian Sherrow na "Encyclopedia of Hair". Durante essas décadas, as mulheres passavam o spray pesadamente no cabelo, e então o deixavam intocado até que ele precisasse ser penteado e lavado. O laquê era tão pegajoso que os pisos dos salões de beleza e dos banheiros de casa ficavam bem grudentos.
No próximo post sobre o penteado beehive vou demonstrar o penteado para vocês e apresentar os acessórios que uso para modelar o cabelo.
Com carinho,
Que matéria linda! Particularmente, sou apaixonada pelos penteados beehive e adorei descobrir mais a respeito!
ResponderExcluirBeijos,
Rafa.
http://imperioretro.blogspot.com
Esse penteado é lindo apesar de nunca ter tentado fazer rsrs
ResponderExcluiradorei conhecer um pouco mais,e as imagens estão lindas.
Beijos
cherrycriis.blogspot.com