História da Granado, a botica mais antiga do Brasil

Alô Doçura!
É com muito carinho e admiração por essa marca tão querida que eu apresento um pouco da história da Granado!
Fundada em 1870, pelo português José Antônio Coxito Granado, a Granado ficava na rua Direita, 14/16, no Centro da cidade do Rio de Janeiro, uma das mais movimentadas da época. Hoje, esta rua chama-se Primeiro de Março, e a Granado lá permanece com suas portas abertas.


Em seus primórdios, a ‘pharmácia’ manipulava produtos com extratos vegetais de plantas, ervas e flores brasileiras, cultivadas no sítio do seu fundador, em Teresópolis (RJ). Além desses medicamentos, Coxito ainda importava produtos da Europa e adaptava suas fórmulas para os padrões e as necessidades dos brasileiros e daqueles que aqui moravam.

A qualidade e eficácia desses produtos logo tornaram a farmácia uma das fornecedoras oficiais da Corte. Desta aproximação com a Família Imperial, nasceu a amizade com Dom Pedro II que, em 1880, conferiu à Granado o título de Farmácia Oficial da Família Real Brasileira.

Em 1903, João Bernardo Granado, irmão de Coxito, criou o Polvilho Antisséptico, produto mais antigo e carro-chefe da empresa. Sua fórmula, que teve registro aprovado por Oswaldo Cruz, permanece inalterada.

No período republicano, a Granado manteve seu status e conquistou, entre outros, o jurista Rui Barbosa, Francisco Pereira Passos e o abolicionista José do Patrocínio.

Em 1912, a farmácia expandiu para um prédio na rua do Senado, onde hoje ainda funciona uma das suas fábricas. Anos depois, foi adquirida a fábrica de Belém do Pará, onde são produzidos os sabonetes em barra. E uma nova fábrica está em construção, em Japeri (RJ), com instalações e equipamentos modernos em 30.000m2 de área.

A primeira filial da Granado foi inaugurada em 1917, na rua Conde de Bonfim, 300, na Tijuca (RJ). Em 2007, a farmácia ganhou endereços nos bairros do Leblon (RJ) e Jardins (SP). No ano seguinte veio o endereço da loja virtual (www.granado.com.br) e, em 2009, a loja da rua do Lavradio (RJ) e a expansão da loja da rua Primeiro de Março.

Além da manipulação de medicamentos, Coxito também se aventurou no ramo de publicações. Durante os anos de 1887 a 1940, ele editou o almanaque anual ‘Pharol da Medicina’. Nele, médicos, farmacêuticos e seu fiel público eram informados sobre os novos produtos da sua farmácia. Em 2007, o folheto voltou a ser impresso, com o mesmo propósito inicial: divulgar inovações em suas linhas de produtos e seus lançamentos.

Depois de três gerações na família Granado, a farmácia hoje é presidida pelo inglês Christopher Freeman. Em 2004, já sob o seu comando, a Phebo foi incorporada à empresa, bem como os produtos que fabricava. Três anos depois, novos produtos começaram a ser desenvolvidos: a linha Isabela Capeto, colônias e velas perfumadas.

Ao longo de todos esses anos, a tradição de qualidade de produtos de origem vegetal, com eficácia comprovada, se manteve. Reconhecida em todo país, a Granado se firma no mercado brasileiro de cosméticos como exemplo de sucesso, solidez e constante crescimento.

Loja conceito
A primeira loja conceito da Granado foi inaugurada em 2005, no Centro do Rio de Janeiro, primeiro endereço da farmácia, aberta em 1870. Quando começou se a pensar na modernização da marca, ficou claro que o que a empresa tinha de mais rico era o seu acervo, que foi muito bem conservado pela família Granado.

Vitrines originais, almofarizes, balanças, propagandas de época, quadros e algumas embalagens centenárias ganharam destaque na decoração. A parede de tijolos de demolição e a iluminação quente e indireta criavam o ambiente das farmácias do Século XIX.

Uma releitura de uma mesa de manipulação na entrada da loja expõe as novidades como cremes, loções e sabonetes. Os consumidores encontram ainda, além dos carros-chefe, linhas exclusivas, como a Vintage e a Margaret Mee.

Tratamentos também são indicados por uma farmacêutica que responde a dúvidas sobre os produtos e suas formulações, ricas em ingredientes naturais de alta qualidade. Hoje todas as lojas Granado seguem este conceito.

A Granado possui loja virtual e também você pode obter mais informações sobre os produtos e locais de venda pelo SAC:

Página Oficial
Página no Facebook 

6 comentários:

  1. Não conheço muitos os produtos da granado, nem sabia que existia tantos produtos. Mas o talco é ótimo, uso sempre.
    Muito legal conhecer sobre essa marca. bjuxx
    Casa Cherry

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou fã dessa marca e amo o design retrô nas embalagens, acho um luxo!
      Beijos Vivi.

      Excluir
  2. Amo a Granado! Aqui no Rio é bem popular, vende em quase todas as farmácias e supermercados, compro sempre. Adorei o post!

    Beijinhos!

    http://un-necessary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Anallu!!! Aqui onde moro só vende o talco para pés e os sabonetes! Adoro tudo de bom.!
      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  3. These are so exquisitely gorgeous!!! I swear, I want a whole shelf or cabinet full of them, if only for the beguiling decor pieces that they make! Thank you for introducing me to another fantastic brand that we don't have here in Canada.

    Tons of hugs,
    ♥ Jessica

    ResponderExcluir
  4. Os meus desde sempre usaram os produtos granado (meus pais são da década de 30). A tradição foi passada para os filhos e eu como uma boa amante do vintage/retro aderi. Vou te contar algo que parece loucura, mas na minha primeira gravidez tive um desejo incontrolável de comer sabonete! Adivinha qual eu comia?rsrs Granado Glicerina!! Era o único que me dava água na boca só de pensar! Gente não recomendo o uso via oral ok ;) mas pra os fins que foram feitos, são perfeitos! nem preciso dizer que amei o post.
    http://soulsoretro.blogspot.com.br/2015/03/posters-vintage-make-up.html

    ResponderExcluir

Seu comentário torna meu dia mais feliz!
Muito Obrigado pela visita!





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...